Plural

Abertas as eleições do Setorial de Design no MINC

Abertas as eleições do Setorial de Design no MINC

22/09/2015

Abertas as eleições do Setorial de Design no MINC

afe
O Ministério da Cultura (MinC), na perspectiva de ampliação dos canais de diálogo e aperfeiçoamento das instâncias de participação social, retoma o processo de renovação dos Colegiados Setoriais e representantes da sociedade civil das áreas técnico-artísticas e do Patrimônio Cultural no Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) para o período de 2015 a 2017, por meio dos Fóruns Nacionais Setoriais, que serão realizados de maneira descentralizada e presencial.
A atual proposta de processo eleitoral foi validada internamente no âmbito do Comitê de Integração de Políticas Culturais (CIPOC), que reúne os dirigentes do Sistema MinC, e com o Grupo de Trabalho (GT) da sociedade civil. O processo está dividido em três etapas fundamentais:
1) Fóruns Estaduais Setoriais: 
Quando será aberto o processo de inscrição de candidatos, com o intuito de identificar e cadastrar eleitores e realizar a inscrição de candidatos para representação estadual.
2) Período de votação para os Representantes Estaduais
Etapa de votação para os delegados estaduais para a participação na etapa nacional, quando cada eleitor poderá votar em até um representante por estado e por colegiado setorial;
3) Fóruns Nacionais Setoriais: 
De 9 a 16 de agosto, realização do Fórum Nacional de Cultura dos Povos Indígenas, no evento Brasil Indígena, Histórias, Saberes e Ações – São Paulo/SP.
Sistema MinC: SAI-CNPC, SCDC, SPC (Em andamento)
De 10 a 13 de novembro, realização dos Fóruns Nacionais Setoriais – Funarte/RJ. “Política Nacional para as Artes” – Colegiados de Dança, Teatro, Música, Arte Digital, Artes Visuais, Livro, Leitura e Literatura e Circo. Sistema MinC: SAI-CNPC, DLLLB e Funarte.
De 17 a 20 de novembro, realização dos Fóruns Nacionais Setoriais – Distrito Federal/DF – Moda, Design, Arquitetura e Urbanismo, Patrimônio Material, Arquivos, e GT Museus.
Sistema MinC: SAI-CNPC, SPC, Iphan, Fundação Casa de Rui Barbosa
De 24 a 29 de novembro, realização dos Fóruns Nacionais Setoriais, no Encontro dos Povos de Culturas Tradicionais e Populares – Serra Talhada/PE – Colegiados de Cultura Popular, Artesanato, Patrimônio Imaterial, Cultura Afro-brasileira, GT indígena.
Sistema MinC: SAI-CNPC, SCDC, SPC, Fundação Cultural Palmares e Iphan

af

Por: Cesar Habert Paciornik
O CBrD, está em uma nova incursão para eleger um representante nosso para o Setorial de Design do CNPC – Conselho Nacional de Política Cultural.

Para que vocês possam entender melhor essa iniciativa, preparamos um questionário com o objetivo de apresentar ela para vocês e convidá-lxs a fazer parte dessa ação!

O que é o coletivo?

O Coletivo Brasil Design é um Coletivo de 07 associações de âmbito nacional de design (ABDADPADGABEPEMSBDIABEDESIGN), cujo objetivo é pensar ações e parceiras que tenham o design como agente transformador da sociedade e amplie a presença dos designers como elaboradores de políticas públicas.

O que é o CNPC?

O Conselho é um espaço de produção de políticas públicas capitaneado pelo Ministério da Cultura que permite aos designers organizados, produzir ações que amplie a relevância e a presença da nossa profissão na sociedade.
O CNPC é parte do MINC (Ministério da Cultura)?

O Conselho, é uma iniciativa do Ministério da Cultura, que desde 2004, concebeu esse espaço para legitimar os setores da sociedade que pensam cultura (onde nossa profissão também se situa), para que essas áreas se expressem legislativamente sobre o tema.

Qual o objetivo da votação do CNPC?

O objetivo de elegermos um representantes nosso para esse espaço de decisão, é conseguirmos colocar em pauta em Brasília, os temas que batalhamos dentro da nossa associação, fazendo com que eles possam ser legitimados institucionalmente

Quem é nosso Candidato do CBrD ao CNPC?

O Coletivo convidaram o designer Cesar Habert Paciornik, membro da diretoria do Coletivo e da ADP, associação parceira, para nos representar no Setorial. Os diversos debates e acúmulos de ideias que fizemos aqui na nossa associação e no Coletivo apontaram ele como sendo um profissional capacitado e gabaritado para enfrentar esse desafio de nos representar em Brasília.

Saibam mais de sua formação na imagem em anexo.


Quando será a votação?

A votação já foi iniciada desde o dia 08/09 e vai até o dia 07/10, e pode ser feita pela internet no link apresentado no próximo tópico.
Como votar?

A votação pode ser realizada por meio do link a seguir – Quero votar no CNPC –  e para concluí-la, basta seguir o passo a passo do site, ou seguir nossas orientações no PDF anexo. Não esquecer de marcar o Estado de São Paulo como opção do voto e o item “Design” como escolha da representação no setorial.

Além da votação existirá um Fórum?

Gostaríamos de convidá-lxs para estarem no  Fórum da Campanha, que será no dia 25/09. Nesse dia, é muito importante o comparecimento do maior número de designers de interiores para que consigamos com essa presença significativa, ter 03 representantes do design como delegadxs.

A plenária acontece na sede do Ministério da Cultura em São Paulo que fica na rua Mauá, nº51 e acontece entre às 8hs00 e vai até às 17hs00. Venham!

 

A nossa plataforma de gestão se pretende horizontal, sempre balizada pela participação e aprovação dxs associadoxs nas decisões centrais. Para isso, nossas propostas no Setorial de Design do CNPC serão sempre referenciadas pelas práticas coletivas que nós do Coletivo Brasil Design já praticamos. Sejam bem vindxs!
Engajem-se, participem e colaborem com a representatividade que necessitamos para o nosso crescimento como categoria profissional!

 


 

http://www.cultura.gov.br/cnpc


comente!



Av Eng Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01 - Bairro: Vargem Limpa - 17033-360 - Bauru, SP

(14) 3103 6000 ramal: 7071 | designcontemporaneo@faac.unesp.br