Contemporaneidades

Design, Moda e Artesanato nas criações de Fernanda Yamamoto

Design, Moda e Artesanato nas criações de Fernanda Yamamoto

26/10/2015

Design, Moda e Artesanato nas criações de Fernanda Yamamoto

Nas minhas pesquisas a respeito do design contemporâneo brasileiro tenho encontrado alguns exemplos da produção de uma nova geração de designers, criadores, estilistas. São exemplos que atuam em novas vertentes de trabalho e ampliam as potencialidades de criação, de produção e de mercado. Por esse motivo escrevo a respeito deles, de forma a divulgar o que se têm produzido no cenário brasileiro. Creio que essa é uma das obrigações de minha atuação como pesquisadora: disseminar o que tenho conhecido, estudado e analisado. Mostrar o que me move na pesquisa e sobre o que tem me impactado. É uma leitura e outras tantas são possíveis e isso é a beleza da pesquisa.

Uma profissional que tenho acompanhado atentamente é a estilista, também, designer, Fernanda Yamamoto. O seu trabalho consistente e contínuo tem levado a uma série de resultados significativos. Sabemos que a mídia é uma das ações importantes para a divulgação e valorização dos trabalhos dos criadores, seja em qualquer âmbito e linguagem de criação.

Nas últimas semanas FY foi destaque em algumas matérias da imprensa. Antes mesmo do seu magnífico desfile de inverno 2016 realizado na SPFW na penúltima semana de outubro.

A Revista Claudia, edição outubro de 2015, publicou uma matéria sobre Fernanda Yamamoto na Seção Inspiração/Gente com o título Renda Nova. A matéria foi realizada por Luara Calvi Anic e fala a respeito da coleção de inverno 2016 de FY, a incursão da estilista pelo Cariri paraibano e suas impressões sobre as viagens que fez ao local e a respeito do trabalho que desenvolveu junto às rendeiras e as novas propostas e criações que foram desenvolvidas.

Na Galeria abaixo você poderá ver a matéria publicada, imagens do release de FY para a coleção inverno 2016 e detalhes de rendas, tecidos, tricôs, tramas e texturas criadas por Fernanda Yamamoto para o desfile do Projeto Cariri Paraibano.


Fernanda Yamamoto dá duplo destaque ao trabalho das rendeiras paraibanas

Fernanda Yamamoto obteve o 1º lugar na categoria Têxteis no Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira em 2014 pela produção de um novo tecdio desenvolvido a partir de colagens prensadas a quente entre quadrados de tafetá e tule. Essa distinção a levou a ser convidada pela empresa de luminárias Bertolucci para desenvolver uma nova luminária. A Bertolucci é uma empresa que tem investido no design brasileiro convidando designers, estilistas , artistas e arquitetos para desenvolver novos produtos. Exemplo de integração total entre moda e design.

Veja matéria no link abaixo a esse respeito.

Vestindo espaços – luminária de Fernanda Yamamoto para Bertolucci

A coleção inverno 2016 (SPFW) você encontra no link abaixo.

Desfile Outono-Inverno 2016 de Fernanda Yamamoto

 

Bem Fernanda Yamamoto é estilista e designer que associa os universos da moda, do designe  do artesanato. Sua última coleção é exemplo disso, onde valoriza a cultura, as manifestações populares e o patrimônio cultural brasileiro. Também ela é uma das poucas, ou talvez até esse momento, a única estilista de SP a abrir e receber em seu ateliê/loja os interessados em conhecer seu trabalho – do processo criativo ao produtivo.

Já falamos sobre isso aqui no Design Contemporâneo e você pode acessar o link para conhecer os detalhes a esse respeito.

No Ateliê de Fernanda Yamamoto

Outra matéria bacana para ver sobre o trabalho de FY é a respeito do desfile de inverno 2015. Veja nesse link:

Desfile Inverno 2015 de Fernanda Yamamoto

Para conhecer mais o trabalho de Fernanda Yamamoto acesse o site  – http://fernandayamamoto.com.br/

Outras matérias sobre o trabalho de Fernanda Yamamoto   –   Matérias sobre Fernanda Yamamoto na Imprensa

Por Mônica Moura.

 


comente!



Av Eng Luiz Edmundo Carrijo Coube, nº 14-01 - Bairro: Vargem Limpa - 17033-360 - Bauru, SP

(14) 3103 6000 ramal: 7071 | designcontemporaneo@faac.unesp.br